PROCESSO DE TORREFAÇÃO E SEUS TIPOS DE TORRA: CLARA, MÉDIA OU ESCURA.

TORREFAÇÃO:

O grão do café passa por diversos processos ate se transformar na bebida que tanto amamos. Uma das etapas finais e fundamentais é a torrefação, onde se adquire as características especiais da bebida. A torra do café realça as melhores características de cada grão.
Durante o processo de torra, o grão cru é submetido ao aquecimento do torrador, no qual provoca mudanças no grão, desencadeando diversas reações ao transformar os amidos em açucares e as moléculas de proteínas são quebradas.
Na primeira fase da torrefação, os grãos perdem massa e umidade, onde se transformam de grãos verdes para amarelos.
Na sequência, vem a fase da caramelização, onde você consegue obter a doçura dos grãos.
A finalização é a etapa onde se trabalha a acidez e o sabor da bebida, é nesse momento que você escolhe entre os 3 tipos de torra: clara, media ou escura. Para controlar o ponto da torra, o profissional acompanha a evolução da cor dos grãos por um coletor de amostras, assim consegue identificar visualmente a torra que deseja.

TORRA CLARA:

A torra clara produz um café pouco amargo, sendo mais suave e encorpado. Devido a esta torra ser mais delicada, é ideal para café expresso.

TORRA MÉDIA:

Esse tipo de torra busca balancear a acidez, os açucares e o amargor. Esse processo deixa o café mais intenso e ao beber, mantem o seu sabor na boca por mais tempo.

TORRA ESCURA:

Na torra escura, como o próprio nome já diz, nos traz uma tonalidade mais escura por conta de maior tempo de exposição do grão ao calor e as altas temperaturas. Esse tipo de torra nos proporciona um café mais amargo, porem com o menor nível de acidez. Normalmente, esse tipo de torra nos traz notas doces de caramelo e chocolate. Essa torra tem que ter um cuidado especial, pois em questão de segundos, pode queimar os grãos e perder suas qualidades.

CURIOSIDADE BRIDGE COFFEE:

Aqui na Bridge Coffee trabalhamos com a torra média, buscando trazer notas de caramelo e chocolate aos nossos grãos. Porem fique tranquilo, se você prefere notas frutadas, também conseguimos extrair esses sabores no nosso café especial.

Últimas Notícias